Logotipo Fundação Caxias

Campanha do Agasalho dá lugar a doações para atingidos pelas enchentes do RS

Líderes da Fundação Caxias em reunião na manhã de quinta-feira, 23 de maio, na CIC Caxias para a coletiva de imprensa sobre a atualização das atividades da Campanha do Agasalho 2024.
Em reunião na manhã de quinta-feira, 23 de maio, na CIC Caxias, líderes da campanha do agasalho realizam coletiva de imprensa e atualizam sobre as atividades. Foto: Fundação Caxias.

Líderes da Fundação Caxias promoveram na manhã de quinta-feira, dia 23 de maio, na CIC Caxias, uma coletiva de imprensa sobre a atualização das atividades da Campanha do Agasalho 2024.

De acordo com o José Theodoro, coordenador da Campanha do Agasalho, as coletas para essa ação de arrecadação de agasalhos estão suspensas, mas a triagem e a distribuição das peças já arrecadadas seguem sendo realizadas.

Este ano, em função da necessidade de atender as vítimas das enchentes, a triagem está acontecendo com voluntários da Fundação Caxias e outras entidades.

Já a distribuição está atendendo às entidades filiadas à Fundação que tradicionalmente recebem os agasalhos e também estão sendo enviadas roupas para os municípios atingidos.

Portanto, a partir de agora, o novo foco é a campanha emergencial de ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

“Estaremos enviando ajuda, além de roupas, para outras cidades, além de Caxias do Sul.” diz.

Os pontos de coleta de roupas serão desativados e a Fundação passa recolher preferencialmente alimentos e produtos de limpeza em dois pontos de coleta: na sede administrativa da Fundação Caxias e no Seminário Diocesano N. Sra. Aparecida.

A Campanha do Agasalho acabou sendo ponto de referência e absorvemos doações que vão além das vestimentas, por conta da experiência que temos em fazer a triagem e a distribuição, além da confiança e a credibilidade que adquirimos nesses 24 anos”.

José Theodoro, coordenador da Campanha do Agasalho
Euclides Sirena, presidente da Fundação Caxias, divulga números da campanha emergencial. Foto: Fundação Caxias.

Na coletiva Euclides Sirena, presidente da Fundação Caxias, divulgou números expressivos referentes à campanha emergencial, onde até o momento, foram arrecadadas 45 toneladas de alimentos e mais de 6 milhões de peças de roupa, sendo 2,5 milhões distribuídas até o momento, além de 8 mil colchões, mais de 900 mil litros de água e 11,5 mil quilos de ração para animais, tendo ainda distribuído 17 mil kits de limpeza e19 mil kits de higiene pessoal.

Também, devido à demanda que surgiu, a Fundação Caxias iniciou a coleta de medicação, tendo distribuídos mais de 2 milhões de caixas de remédios a hospitais das cidades mais atingidas.

Ainda, com as doações em dinheiro, compras foram realizadas por motivos emergenciais, para complementar doações, foram no valor de R$ 24.416,64 em medicações e R$ 71.500,00 em alimentos.

Ainda, R$ 130 mil foram gastos em combustível, não somente para transporte de doações, mas também para veículos que contribuíram na limpeza das entradas bloqueadas.

As principais necessidades da comunidade, atualmente, são roupas de cama, colchões e cestas básicas.

Pontos de coleta:

• Fundação Caxias: Rua Sarmento Leite, 2.189, Bairro Rio Branco
  • Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida: Rua Ivo Remo Comanduli, 897, Bairro Santa Catarina
  • Doações em dinheiro via PIX: chave atendimento@fundacaocaxias.com.br

Para mais informações sobre os pontos físicos e sobre como realizar as entregas é possível contatar a Fundação Caxias pelos telefones (54) 3223.0528 ou (54) 9.9112.9890, ou o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida pelo (54) 3211.2750.