Logotipo Fundação Caxias

Fundação Caxias:
Ônibus Itinerante

O Projeto Ônibus Itinerante da Fundação Caxias é uma iniciativa que visa promover a inclusão social e a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Por meio de um ônibus adaptado, o projeto oferece cursos gratuitos em comunidades de Caxias do Sul, com foco em mulheres vítimas de violência, em regime semiaberto, dependentes químicas e seus familiares.

O ônibus oferece cursos práticos, como corte e costura, manicure, noções básicas de informática, além de palestras e orientações sobre confecção de currículos e documentos.

Cada curso tem capacidade para 12 alunas, e o objetivo é proporcionar qualificação profissional, visando a independência financeira dessas mulheres e, ao mesmo tempo, contribuir para a prevenção da violência de gênero.

O projeto busca não apenas formar profissionais, mas também empoderar as mulheres, estimulando sua participação ativa na comunidade e promovendo melhorias na qualidade de vida por meio da geração de renda e do fortalecimento de vínculos familiares e sociais.